A Cidadela - A. J. Cronin.
- Mauro Luiz Kaufmann
- 3 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Um livro histórico e atemporal: do início da revolução industrial inglesa, primórdios do século XX; e de dilemas éticos perenes que envolvem questões de respeito e abuso entre homens, entre profissionais médicos e os falsos juramentos 'de pacientes acima de tudo'!
Cronin, médico e escritor inglês, torna esta obra A Cidadela, romance histórico, uma leitura atualíssima no contexto de uma epidemia. Dedicação à ciência, miséria humana - de posses e de atitudes, 'compartimentos' sociais bem estratificados... E não é o Brasil de 2021, mas a Inglaterra, Gales e Escócia da Revolução Industrial, das doenças do carvão e das minas.
Escrito em 1937, mostra o personagem, o médico Andrews, atarefado em pesquisar e apoiar os trabalhadores doentes das doenças pulmonares das minas. Eleva-se assim, por próprios méritos, ao reconhecimento, ao sucesso e clínica na metrópole Londrina. Desejo de todos médicos?! Sucesso?! Clientes?! Dinheiro?!
"Meu Deus! Eu já estou vendo a cara torcida dos médicos da terra! ... É claro que teremos de enfrentar uma campanha medonha de insultos. Poderemos até ser linchados."
Grande leitura, boas inspirações! E com uma derradeira paixão...
Saudações; Out/2021. Segundo ano, décimo mês do período Pandêmico da Covid19.
Nada mais é capaz de surpreeder, mas nem disso tenho certeza…
No pais do kit COVID incensado pelo CFM..,