top of page

O Despertar de Tudo. Uma Nova História da Humanidade – David Graeber e David Wengrow.

  • Foto do escritor: Mauro Luiz Kaufmann
    Mauro Luiz Kaufmann
  • 18 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura




Esta é uma obra formidável, monumental e histórica!

- Formidável por considerar um novo caminho para nós humanos e planetas, que ultrapasse os rumos da dominação, da violência e das vias da desigualdade brutal.

– Monumental por sua dimensão filosófica dos pensadores que supunham um progresso contínuo, pela capacidade dos autores em interligar fios de civilizações dispersas e contínuas, supondo elos e ethos que fortalecem sua ideação igualitária e identitária rumo à tolerância e convivência pacífica.

– Histórica por fundamentar a aurora do Homo sapiens em documentos antropológicos e arqueológicos, recuperar tantos saberes indígenas e da relação com o meio ambiente, em detalhar aspectos de cotidiano e integrar proposições ‘esperançosas’: como uma vertente ao qual sempre poderemos nos debruçar para saciar o potencial de futuro para nosso mundo e nós mesmos.


Há tantos recortes que fiz, que apontei e refleti... deixo para todos o saboreio de aprender sobre o mosaico que há entre os povos da Mesoamérica com as aldeias do neolítico da costa leste e gélida do atual Canadá; dos enterros aristocráticos da Mesopotâmia com as aldeias da Flórida e Califórnia; dos pensadores do Iluminismo com a filosofia asiática e a democracia ateniense, etc.


Não deixe de ler as notas explicativas, são tão lúcidas e complementares, alicerçando o texto em profundos argumentos e estudos!


Saudações. Fevereiro 2024.

 


Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2020 por LerVerOuvir

  • White Twitter Icon
bottom of page