top of page

Os Lusíadas - Luís Vaz de Camões.

  • Foto do escritor: Mauro Luiz Kaufmann
    Mauro Luiz Kaufmann
  • 4 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

5 de maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa

Narrativa em versos dos empreendimentos lusitanos que lançaram os portugueses "de seu rochedo" da coluna esquerda de Hércules. Sim, é com todo o perfil mitológico de fundar uma potência marítima, uma nação imperial e as odes da bravura de um povo que os versos são cantados.



ree

"Canto I As armas e os barões assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram;"

Em ilhas e praias conquistadas, pelos reinos submetidos e através de um rol sem fim da nobreza portuguesa, navegam personagens da história dos descobrimentos portugueses. Todos desfilam e são mapeados, e aos reis portugueses que se sucedem cabem glórias memoráveis e comparáveis à Eneida, Ilíada e à Odisseia. O livro, Camões oferece ao mítico rei D. Sebastião desaparecido em batalha contra os mouros. Da áurea desse rei-herói viverá também o imaginário coletivo de movimentos no Brasil, como no clássico brasileiro Os Sertões, saga de Antônio Conselheiro e do povo nordestino e na Revolta do Contestado, nos altiplanos catarinenses.


Pois Camões, o autor de Os Lusíadas teve mais experiências que suas narrativas épicas: marinheiro, soldado, preso e desterrado, viajante e náufrago por terras africanas, ilhas indonésias e possessões portuguesas na Índia, China e outras terras mais.

Verdadeira epopeia dos navegantes, onde "navegar é preciso, e viver não é preciso", Camões andou nos limites e sem precisão nenhuma! Morreu da peste, miserável e em cova coletiva de indigentes.


Camões aparece em singela lista de citações no Apêndice / B - A Era Aristocrática, de O Cânone Ocidental, de H. Bloom. JUN/2020. Saudações.


1 Comment


valentefurg
valentefurg
Jul 09, 2020

Parabéns, Mauro, pelas interessantes referências sobre Camões. Desconhecia toda essa vida de aventura do autor por vários continentes.

Like
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2020 por LerVerOuvir

  • White Twitter Icon
bottom of page