top of page

Saúde é uma Herança - 5/8

  • Foto do escritor: Mauro Luiz Kaufmann
    Mauro Luiz Kaufmann
  • 3 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Ao assistir jogos e competições esportivas observamos que certos atletas tem um desempenho excepcional: nadadores são de um "tipo", maratonistas são de tal "etnia", e assim por diante. Mesma raça: humana, com características adquiridas por treinamento, mas também herdadas de seus antepassados. Assim acontece com muitas de nossas doenças - que também são adquiridas por nossos hábitos, exposições de risco, enquanto outras moléstias refletem o que já vem gravado nos nossos cromossomas, nosso DNA.


Muitas vezes nos explicamos pela genética herdada, mais do que pelo nossos hábitos - o autocuidado. Podemos chamar isso de Escapismo, que é um arranjo mental que nos faz buscar uma origem ou uma resposta para os males da qual não podemos solucionar nem escapar. Um mecanismo psicológico chamado "negação". Carregamos nosso passado genético, a despeito de que façamos na vida atual. Mas a "força" dos nossos hábitos influencia ainda mais esta herança, e podemos mudá-los.

O Câncer é uma condição que sempre assusta. Estudos publicados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2019 mostram o que segue:

Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer. O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Os tipos de câncer mais frequentes em homens, à exceção do câncer de pele não melanoma, serão próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5%). Nas mulheres, exceto o câncer de pele não melanoma, os cânceres de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%) figurarão entre os principais.

O câncer de pele não melanoma representará 27,1% de todos os casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres.


Adiante falaremos sobre hábitos para "aliviar" nossos genes do risco de muito casos específicos de câncer. E também sobre outras doenças crônicas, também de certa herança genéticas, como a pressão alta, o diabete, a depressão e também o alcoolismo.


Autor: Mauro Luiz Kaufmann - Médico; Mestre em Sociologia;

Maio/2020.

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2020 por LerVerOuvir

  • White Twitter Icon
bottom of page