top of page
  • Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

The Federalist Papers - Alexander Hamilton, John Jay e James Madison.

Neste rol de textos - em postagem subsequente aos livros da historiografia norte-americana, estão compreendidos as alegações de três eminentes políticos fundadores da Nação dos Estados Unidos da América.



Como o ideário de Independência das Colônias Britânicas estava consolidado e a figura central de George Washington celebrava a paz entre as diversas correntes, era o momento de realizar um governo do povo e para o povo. Mas, assim como os ideais e as ideias que são vagas de ondas que avolumam-se ou se desfazem no espírito humano, as condições práticas de um sonho nacional carecia da mansidão de uma enseada segura.


Com os 85 artigos publicados em 1818 pela Editora Gideon, já na capital que homenageava Washington, os autores discorrem sobre temas práticos e políticos, mas, acima de tudo, na nacionalidade e universalidade filosófica e jurídica do que se pretendia com um texto, hoje 'quase mitológico', que é a Constituição Norte Americana. No melhor estilo antecipatório, poder-se-ia dizer que buscavam o "sentido Weberiano" das leis e dos legisladores que formularam a Carga Magna.


Mesmo que alguns textos tenham sido publicados sob pseudônimos, como A. Hamilton usou 'Publius', até hoje tais interpretações continuam a ser usadas, como para refutar invasões e agressões de facções ao Congresso Americano, ao passeio de um general com um rufião anti-democrata como Trump. Insere-se, para interesse geral ou pontual (como fiz...), para percepções de mundo e de futuro. Como admitiu T. Jefferson, declarado desafeto de A. Hamilton, sobre The Federalist Papers:


"... o melhor comentário sobre os princípios de governo que já foi escrito."

Há vários sites possíveis de baixar o documento, ou livros. Na versão citada, busquei na Biblioteca do Congresso Americano. Saudações. Ago/2021.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2020 por LerVerOuvir

  • White Twitter Icon
bottom of page